Programa São José Recicla: a AMS Kepler participa!

A AMS Kepler recebeu ontem, em sua filial, um representante da Urbam (Urbanizadora Minicipal S.A) que entregou o Selo de Qualidade São José Recicla reconhecendo a empresa como participante do Programa. O selo é uma maneira da prefeitura de São José dos Campos promover, incentivar e reconhecer aqueles que estão alinhados com as questões ambientais da cidade, especialmente na separação do lixo reciclável.

Segundo dados revelados pelo IBGE, o Brasil produz, atualmente, cerca de 228,4 mil toneladas de lixo por dia. Do total de resíduos descartados em residências e indústrias, apenas 4.300 toneladas, ou aproximadamente 2% do total, são destinadas à coleta seletiva. Quase 50 mil toneladas de resíduos são despejados todos os dias em lixões a céu aberto, o que representa um risco à saúde e ao ambiente.

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS

 

Com o objetivo de contribuir na construção de um mundo melhor, a AMS Kepler vem aplicando a Regra dos 3R’s preconizada pelos ambientalistas no seu dia-a-dia, através de ações efetivas que geram soluções ambientais corretas.

Há três coisas que todos nós podemos fazer para limitar o impacto do lixo sobre o meio ambiente: reduzir, reutilizar e reciclar.  Ou seja:

. Diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial. Os consumidores devem adotar hábitos de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis. (Reduzir)

. Evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo.  Com um pouco de imaginação e criatividade podemos aproveitar sobras de materiais para outras funcionalidades, exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos e recipientes diversos para organizar  os materiais de escritório. (Reutilizar)

. Transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético. (Reciclar)

Pioneirismo – São José dos Campos foi uma das primeiras cidades no país a implantar a coleta seletiva, em 1990. O programa atinge hoje 95% da população e o volume de materiais recolhidos vem aumentando ano a ano. Em 2007, a média era de 21 toneladas/dia. Em 2009 passou para 37 toneladas/dia. Este ano 50 toneladas/dia. Cerca de 10% do volume total de lixo é reciclado na cidade, quantidade que pode aumentar com a participação maior de todos os segmentos.

Nos prédios e condomínios residenciais da cidade, a Urbam disponibiliza conteineres na cor verde para a coleta do lixo orgânico e na cor azul para o reciclável. Nas residências, as pessoas devem separar o lixo para a coleta específica (orgânica ou seletiva) nos dias corretos da passagem dos caminhões, que passam nos bairros de uma a três vezes por semana. Os dias e horários podem ser consultados pelo site: www.urbam.com.br ou pelo telefone: 3944-1000.

 

Comments

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Email Us

Your message was successfully sent. Thank You!