A AMS Kepler apresenta em seu quadro técnico especialistas em Sensoriamento Remoto, a começar pelo seu fundador e consultor sênior, Antonio Machado e Silva, com 28 anos de experiência e passagem marcante pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
A empresa tem uma expertise única em Sistemas de Estações Terrenas de Satélites de Sensoriamento Remoto, que confere uma enorme capacidade de entender todos os aspectos relativos às imagens de satélite. Esse entendimento inclui a caracterização de sensores orbitais e suas imagens, cobrindo todos os aspectos radiométricos e geométricos.
Essa experiência levou à realização de projetos em diversos países, tais como África do Sul (CSIR), China (CRESDA), Egito (NARSS), Espanha (INTA) e Estados Unidos (USGS).
A capacidade da empresa é mais acentuada em sensores óticos, de alta, média e baixa resoluções espaciais, e crescente no tocante a sensores de micro-ondas (radar). Ela se estende por todos os tipos de sensores, tais como:
- sensores ópticos e radar;
- sensores pushbroom (ex.: CCD-CBERS) e scanner (ex.: TM-Landsat);
- sensores pancromáticos, multiespectrais e hiperespectrais;
- sensores de alta, média e baixa resoluções espaciais.
A AMS Kepler pretende aprimorar seu conhecimento no campo dos sensores radar. Além disso, a empresa vai investir nos processos de integração e testes de satélites e se habilitar para desenvolver, num futuro próximo, software de simulação em laboratório da operação do satélite em órbita, incluindo todos os subsistemas e software embarcado em satélites de Sensoriamento Remoto.
- Desenvolvimento de Sistemas de Estações Terrenas de Satélites de Sensoriamento Remoto, incluindo a gravação e processamento de dados de telemetria; programação de recepção e gravação de diversos satélites; geração automática de imagens ortorretificadas por modelos rigorosos, apoiadas por pontos de controle; controle de qualidade das imagens e pesquisa, seleção e distribuição de imagens por catálogo via web.
- Desenvolvimento de sistemas para caracterização de sensores, suporte ao projeto de sensores e satélites e análise de imagens.
- Desenvolvimento de sistemas para suporte às atividades de integração e teste de satélites.
- Desenvolvimento de sistemas para ortorretificação de imagens de sensores óticos, de média e baixa resoluções espaciais, baseados em modelos rigorosos (Ex.: GeoEye, Ikonos, QuickBird, WorldView-1, WorldView-2).
- Caracterização de sensores orbitais, incluindo a análise das especificações técnicas dos subsistemas e a influência destas nas qualidades geométrica e radiométrica das imagens.
- Suporte ao projeto de sensores e satélites de Sensoriamento Remoto.
- Desenvolvimento de sistemas para suporte às etapas de integração e teste de satélites.
- Simulação de imagens de satélites de Sensoriamento Remoto.
- Análise e avaliação geométrica e radiométrica de imagens de satélite.
- Análise e avaliação das órbitas dos satélites.
- Análise e avaliação das diversas fontes de dados de efemérides (posição e velocidade) do satélite: GPS (Global Positioning System), Sistema de Controle de Atitude e Órbita do Satélite (AOCS – Attitude and Orbit Control System) e TLE (Two Line Elements).
- Análise e avaliação das diversas fontes de dados de atitude (rolamento, arfagem e guinada) do satélite: Sistema de Controle de Atitude e Órbita do Satélite (AOCS – Attitude and Orbit Control System) e sensores estelares (STS – Star Tracking Sensor).
- Consultoria especializada para definição do melhor e mais adequado conjunto de imagens (satélite e sensor) para atender os objetivos de um projeto.