A AMS Kepler trabalha há mais de 12 anos no Programa CBERS (China Brazil Earth Resource Satellite), um dos principais do Programa Nacional de Atividades Espaciais. O PNAE é de responsabilidade da Agência Espacial Brasileira (AEB). Esse trabalho é conduzido em estreita parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
A empresa tem hoje uma equipe totalmente dedicada, formada por engenheiros cartógrafos, eletrônicos e de computação, além de especialistas em Tecnologia da Informação e em Mecânica Orbital. Estamos investindo fortemente tanto na capacitação da nossa equipe quanto no aumento dela, trazendo experientes profissionais com perfis complementares aos atuais.
Somos a única empresa brasileira, latino-americana e do hemisfério sul a desenvolver Sistemas para Estações Terrenas de Satélites de Observação da Terra. Nosso produto MS³; (Multi Satellite Station System) opera com sucesso no INPE, processando e gerando dados de alta qualidade dos satélites CBERS (1, 2 e 2B), Landsat (1, 2, 3, 4, 5 e 7), Aqua e Terra. Além disso, o MS³; está operando continuamente no Centro de Recepción, Proceso, Archivo y Distribución de Imágenes de Observación de la Terra (CREPAD), do Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (INTA), em Maspalomas, Ilhas Canárias.
A AMS Kepler está trabalhando para incorporar sensores radar aos diversos sistemas já desenvolvidos, em especial ao MS³. Hoje, ele atende apenas às etapas de gravação de dados radar, e de programação de recepção e gravação de satélites radar.
Atualmente, já estamos desenvolvendo soluções para teste e integração de satélites, incluindo simuladores da operação de satélites em órbita, e da comunicação (down-link e up-link) entre satélite e estação terrena. Desenvolvemos, também, sistema (Sailfish) para avaliar a influência de diferentes subsistemas na qualidade final das imagens, baseado em suas especificações técnicas.
Dessa forma, conseguimos ajudar o projeto de construção do satélite, verificando o impacto da precisão dos diferentes sistemas (AOCS - Attitude and Orbit Control System, GPS - Global Positioning System e STS - Star Tracking Sensor) de determinação das efemérides (posição e velocidade) e da atitude (rolamento, arfagem e guinada), bem como da precisão dos parâmetros do sensor (distância focal, orientação interior e geometria de visada), na qualidade da imagem de cada um dos sensores.
O Sailfish permite também a caracterização do sensor, acompanhando-o ao longo de sua vida, e verificando alterações em seus parâmetros, tais como distância focal, orientação interior e geometria de visada. Essa ferramenta auxilia na verificação dos valores nominais desses parâmetros após a estabilização do satélite em órbita. Ela nos permitiu descobrir uma discrepância entre o valor nominal da distância focal da câmera HRC (High Resolution Camera) do CBERS-2B, posteriormente confirmada pelo parceiro chinês.
O investimento no nosso capital intelectual tem por objetivo, também, buscar a habilitação para desenvolvimento de software embarcado, como por exemplo, para OBDH (On Board Data Handling) e AOCS (Attitude and Orbit Control System) e para desenvolvimento de um sistema completo de simulação de operação de um satélite em órbita, incluindo a comunicação (down-link e up-link) entre satélite e estação terrena.
- Desenvolvimento de Sistemas de Estações Terrenas de Satélites de Sensoriamento Remoto, incluindo a gravação e processamento de dados de telemetria; programação de recepção e gravação de diversos satélites; geração automática de imagens ortorretificadas por modelos rigorosos, apoiadas por pontos de controle; controle de qualidade das imagens e pesquisa, seleção e distribuição de imagens por catálogo via web.
- Sistemas de software para Laboratórios de Integração e Teste dos diversos sistemas e subsistemas de satélites.
- Sistemas de software para simulação da operação de satélites em órbita, e da comunicação (down-link e up-link) entre satélite e estação terrena
- Sistemas de software para suporte ao projeto de satélites e sensores.
- Desenvolvimento de sistemas para caracterização de sensores e análise de imagens, observando-as ao longo da vida útil do satélite.
- Sistemas de software para análise e avaliação da qualidade das diversas fontes de dados de atitude (rolamento, arfagem e guinada) do satélite e o impacto na qualidade das imagens dos diversos sensores: Sistema de Controle de Atitude e Órbita do Satélite (AOCS - Attitude and Orbit Control System) e sensores estelares (STS - Star Tracking Sensor).
- Sistemas de software para análise e avaliação das diversas fontes de dados de efemérides (posição e velocidade) do satélite e o impacto na qualidade das imagens dos diversos sensores: Sistema de Controle de Atitude e Órbita do Satélite (AOCS - Attitude and Orbit Control System) e sensores estelares (STS - Star Tracking Sensor).
- Sistemas de software para análise e avaliação dos parâmetros geométricos do sensor e o impacto na qualidade da imagem: distância focal, orientação interior e geometria de imagem.
- Sistemas de software embarcado em satélites: OBDH (On Board Data Handling) e AOCS (Attitude and Orbit Control System).