Sociedade Brasileira de Cartografia organiza simpósio

Petrópolis será palco de um evento pra lá de bacana no final deste mês de novembro.

A Sociedade Brasileira de Cartografia, em parceria com a Associação Internacional de Cartografia (ICA), organizou o V Simpósio Luso Brasileiro de Cartografia Histórica que acontecerá entre os dias 25 e 28 de novembro de 2013 no Museu Imperial, em Petrópolis.

PetropolisMuseuImperial1-CCBYSA

O evento, que acontece a cada dois anos, alternadamente no Brasil e em Portugal – a primeira e terceira edição aconteceram no Rio e em Ouro Preto, respectivamente, e a segunda e  quarta foram sediadas em Portugal, uma em Lisboa e a outra no Porto- , reunirá professores, estudantes, pesquisadores, engenheiros cartográficos e demais profissionais ligados a cartografia de Portugal e do Brasil para discutir como a cartografia evoluiu ao longo do tempo.  

ScreenShot332

O Simpósio irá apresentar o que existe em termos de ciência e tecnologia no âmbito da cartografia histórica luso-brasileira. Serão abordados os seguintes temas:

  • Cartografia Topográfica e Militar
  • Cartografia das Fronteiras e dos Limites
  • Cartografia Urbana: Plantas e Projetos
  • Cartografia Temática e Representações Territoriais
  • Cartografia, Arquivos e Coleções Cartográficas
  • Cartografia Histórica: Ensino e Difusão
  • Cartografia Histórica e Novas Tecnologias 

De acordo com  o professor de cartografia e um dos responsáveis pela organização do evento, nosso grande amigo Manoel do Couto Fernandes (à esquerda na foto), um dos autores do livro  Roteiro de Cartografia, que sorteamos no LAGF deste ano, a ideia do evento ser luso-brasileiro tem a ver com a história que une os dois países e a  escolha do Museu Imperial para sediar este evento não poderia ser mais propícia.  “Como membro da Sociedade Brasileira de Cartografia, sugeri que esta edição do simpósio acontecesse no Museu Imperial, que tem uma grande área de cartografia a ser explorada. Além disso, Petrópolis é uma cidade de interesse para os cartógrafos, tanto do Brasil como de Portugal, que tiveram a ligação Império e Colônia”, disse Manoel .

manoel

Fica a dica!

V Simpósio Luso Brasileiro de Cartografia Histórica

Local: Museu Imperial, Petrópolis – RJ

Data: 25 a 28 de novembro

Confira a programação AQUI!

Para participar, faça sua inscrição AQUI!

Contato com os organizadores do evento devem ser feitos através do e-mail vslbch@cartografia.org.br

 

 

Comments

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Email Us

Your message was successfully sent. Thank You!