Astronauta canadense Chris Hadfield explica sobre suas fotos feitas do espaço

O astronauta canadense Chris Hadfield, que está na Estação Espacial Internacional (ISS) desde dezembro do ano passado, a centenas de quilômetros acima da Terra, vem registrando imagens impressionantes do nosso planeta. Considerado atualmente o astronauta mais popular do mundo, ele já conseguiu mais de 700 mil seguidores no seu perfil no Twitter e mais de 215 mil curtir em sua página no Facebook com comentários, fotos e vídeos que contam como é o dia-a-dia na Estação Espacial Internacional. 

Durante a missão, o canadense se tornou também o primeiro homem  a gravar um dueto musical simultâneo entre a Terra e o espaço.  Já divulgou videos onde explicou as rotinas do seu cotidiano como comer e dormir na ISS,  escovar os dentes, torcer um pano molhado (seu vídeo mais famoso, com mais de 6 milhões de visualizações no YouTube) , manter a higiene  e até cozinhar com a falta de gravidade. Tudo isso, sempre, de forma bem humorada.

No final da semana passada, Hadfield explicou como produz suas belíssimas imagens e qual equipamento costumar usar para fotografar do espaço. 

O astronauta, que assumiu a liderança a estação em março de 2013, mostra em vídeo que algumas vezes usa uma lente teleobjetiva para fazer as fotos. Isso porque a ISS está a 385 quilômetros da Terra. Por causa da longa distância, é preciso uma lente de longo alcance para fazer uma imagem rica em detalhes. 

Hadfield afirma que para fazer uma foto do espaço com as paisagens da Terra é preciso considerar três fatores importantes: foco, enquadramento e o clique. É importante usar o modo manual da câmera porque a luz refletida pela Terra a deixa brilhante e o espaço é escuro. Isso pode atrapalhar na hora de fotografar no modo automático. 

No vídeo, divulgado pela Agência Espacial Canadense, o astronauta afirma que costuma usar o ISO 200 e faz imagens em alta resolução. Em boa parte das vezes, Hadfield usa a regra sunny 16. Isso significa que o diafragma da câmera deve ser aberto em f/16 ao fotografar um objeto, e a velocidade deve ser igual ao ISO do filme ou da câmera digital. A regra inclui uma tabela que prevê mudar a abertura do diafragma de acordo com as condições do dia. 

Veja abaixo a explicação de Hadfield sobre sua fotos  

Quer assistir os 10 vídeos mais legais postados pelo astronauta ? Clica AQUI!

 

Comments

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Email Us

Your message was successfully sent. Thank You!