
Olha que linda a montagem divulgada pela agência espacial americana (Nasa) com diferentes imagens e cores do Sol !
Sob a ótica de vários comprimentos de onda, as imagens revelam o astro mais amarelo, outras mais alaranjado, e até em tonalidades aparentemente estranhas, como cinza, cor-de-rosa, verde e azul.
Olhar para o Sol sem a proteção adequada dos olhos é sem dúvida uma péssima ideia mas, mesmo sem olhar diretamente pra ele, interpretamos a cor do Sol como sendo amarela (quem nunca desenhou um sol amarelo?) já que esse tom é mais intensificado pelos nossos olhos, que não vêem as cores igualmente bem. Como qualquer estrela, o Sol emite radiação em diferentes comprimentos de onda. No nosso dia a dia, isso pode ser traduzido como “várias cores”. Como cada comprimento de onda equivale a uma cor diferente e como o amarelo é o seu comprimento de onda mais brilhante, essa é a cor que vemos a olho nu.
Essas imagens que compõem a montagem acima foram feitas por telescópios terrestres e espaciais capazes de observar a luz muito além das faixas visíveis pelo olho humano. Com essas informações, os cientistas podem “pintar” um quadro completo dessa estrela em constante mutação e saber como as partículas e o calor se movem pela atmosfera.
Na verdade, se fossemos realmente definir uma cor para a superfície da estrela central do Sistema Solar seria verde-azulado. Quer saber mais a respeito sobre a verdadeira cor do sol? Leia Aqui!