Nave mais rápida da Galáxia

Você se lembra daquele efeito espetacular dos filmes de Guerra nas Estrelas quando a nave de Han Solo ingressava no hiperespaço e um caleidoscópio estelar faiscava em volta dele?

Foi publicado hoje uma notícia que fala sobre o tal salto para o hiperespaço. A questão foi levantada por estudantes britânicos da Universidade de Leicester, no Reino Unido, onde se concentra a maior população que se identifica com as ideias filosóficas e espirituais dos cavaleiros Jedis de Star Wars. Para se ter uma ideia, o censo revelou que a religião Jediísmo (acredite, existe, de fato) é a quarta maior religião do Reino Unido, após o Crisitianismo, Islamismo e Hinduísmo.

Estudos comprovam que os heróis da Saga Star Wars, Han Solo, Luke Skywalker e a princesa Lea não veriam qualquer estrela se aproximando enquanto a nave acelerasse para mergulhar no espaço profundo por causa do efeito Doppler, fenômeno segundo o qual o comprimento de onda da radiação eletromagnética encolhe ou se alonga conforme a fonte se aproxima ou se afasta do observador.

Como o Falcão Milenar, a nave mais rápida da galáxia, estaria acelerando em direção às estrelas, o comprimento de onda da luz estelar encolheria, o que significa que se afastaria da parte visível do espectro de energia e para dentro do alcance do raio X, avaliaram os estudantes.

Por outro lado, a radiação cósmica de fundo em microondas, vestígio do Big Bang, a explosão que deu origem ao universo 14 bilhões de anos atrás, se alongaria no comprimento de onda e subitamente se tornaria visível.

“Se o Falcão Milenar existisse e realmente pudesse viajar tão rápido, certamente seria aconselhável usar óculos escuros”, disse Riley Connors, 21, que trabalhou com três outros alunos do último ano do mestrado em física em um projeto curioso voltado a estimular o pensamento pragmático.

Além de aparecer nos filmes, nos parques Disney também é possível visualizar a ‘viagem’ da nave de Han Solo através do simulador Star Tours, criado pelo estúdio de George Lucas, repleto de efeitos 3D . Aperte o Play e veja como é legal!

 

Comments

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Email Us

Your message was successfully sent. Thank You!