FAPESP é exemplo para a Espanha
O jornal espanhol El País reconhece a FAPESP como exemplo na área de investimento estatal em ciência e tecnologia. A matéria destaca que há 10 anos o governo espanhol tenta seguir o modelo paulista, porém sem sucesso. Deste modelo, os pontos fortes são os recursos financeiros garantidos por lei e o gerenciamento da aplicação destes recursos com o rigor dos critérios internacionais.
Segundo o jornal, somente o estado brasileiro de São Paulo investe mais em pesquisa do que toda a Espanha. Segundo o presidente da FAPESP, Prof. Carlos Henrique de Brito Cruz, entrevistado pelo periódico espanhol, São Paulo responde pela metade dos investimentos em ciências no Brasil. Ele citou ainda que o Brasil enfrenta um déficit de pesquisadores e que, por conta disto, os pesquisadores espanhóis que migrarem da Espanha por conta da crise econômica serão muito bem recebidos em São Paulo.
Endosso o ponto de vista do El País, e afirmo que a FAPESP deveria ser modelo para as demais fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAP’s). Ela é realmente um exemplo de sucesso no segmento de investimento em ciência, tecnologia e inovação.
Confira a entrevista completa AQUI.

Comments

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Email Us

Your message was successfully sent. Thank You!