Amanhã é dia de eleições nos Estados Unidos

Nós não defendemos nenhum partido e deixamos sempre o assunto sobre política à parte. Adotamos aqui na empresa o princípio da imparcialidade.

Mesmo sem defender partidos, sabemos que amanhã é dia de eleição presidencial nos Estados Unidos e as mídias sociais estão bombando por conta disso.

A Google desenvolveu um feed de notícias e uma página do YouTube dedicados à eleição de 06 de novembro com entrevistas, trechos e clipes de programas de apoio aos candidatos, bem como os debates ao vivo entre Barack Obama e Mitt Romney.

Outra novidade são as ferramentas online do Twitter. Em agosto foi lançada a Twitter Political Index, que mede o sentimento em relação aos dois candidatos presidenciais com base nas milhões de mensagens publicadas diariamente. Com ela é possível analisar e medir, em tempo real, a popularidade dos candidatos, com base na troca de tweets em todo o mundo (barômetro político).

No post que fala a respeito do barômetro político, a empresa deixa claro que não pretende concorrer com as tradicionais pesquisas e sondagens eleitorais:

Just as new technologies like radar and satellite joined the thermometer and barometer to give forecasters a more complete picture of the weather, so too can the Index join traditional methods like surveys and focus groups to tell a fuller story of political forecasts.”

(“Da mesma forma que tecnologias como o radar e satélite se juntaram aos termômetros e barômetros para oferecer previsões meteorológicas mais completas, também o Index se junta a tradicionais métodos como pesquisas e grupos de foco para compor um quadro mais completo das previsões políticas.”)

Recentemente foi divulgado um mapa interativo onde é possível ver quais foram os tweets mais populares dos candidatos Barack Obama e Mitt Romney à Casa Branca e o nível de resposta às mensagens dos candidatos, estado por estado. Através dele é possível saber, por exemplo, que a mensagem mais popular de Obama, desde o início da campanha, foi sobre educação, enquanto a de Romney foi uma homenagem à unidade dos americanos no dia do aniversário dos atentados de 11 de setembro.

Só é preciso clicar sobre um estado no mapa para ver quais são os tweets dos candidatos que foram mais compartilhados e “favorecidos” na região. O mapa permite, ainda, fazer buscas por tema (em inglês) para visualizar em quais estados foram mais compartilhados ou comentados assuntos como desemprego, carvão ou educação.

Quer conferir o que andamos fazendo também nas redes sociais? Siga-nos pelo Twitter, curta a nossa página no Facebook e conecte-se conosco no LinkedIn.

Comments

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Email Us

Your message was successfully sent. Thank You!