Homenagem a Mahatma Gandhi

Ontem foi aniversário de Mahatma Gandhi e a AMS Kepler, que utiliza uma de suas citações em seus materiais impressos e digitais, não poderia deixar de prestar uma homenagem!

Gandhi foi um grande líder da humanidade e fonte de inspiração para grandes nomes da história mundial, como Winston Churchill, Albert Einstein e Martin Luther King, e foi considerado um dos grandes homens do século XX.

Lutou toda sua vida pela independência da Índia e pela paz entre hindus e muçulmanos. Graças ao seu esforço foi criado o Estado muçulmano do Paquistão.

Entretanto, o feito de Gandhi que o tornou Mahatma não foi apenas a sua contribuição intelectual, mas a nobreza de dar vida às suas ideias por meio do próprio exemplo. Sua capacidade de mobilizar multidões deveu-se muito mais à sua autoridade moral do que à compreensão de suas propostas.

Nascido em 2 de outubro de 1869 no atual estado de Gujarat (oeste da Índia), Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi (“Mahatma”, na língua hindu significa “A Grande Alma”) casou-se aos 13 anos, estudou direito em Londres e voltou para seu país de origem para exercer sua profissão.

Sua primeira ação pela humanidade começou na África do Sul, onde foi lutar pelos direitos dos hindus. Logo depois voltou para a Índia, a fim de expandir seus pensamentos.

Devido ao fato de a Índia ser uma colônia britânica, Gandhi foi para a Inglaterra pedir a independência indiana. Foram 17 anos de pedidos e manifestações, até que em 1947 a Inglaterra considerou a Índia um país independente, porém neste mesmo período o ódio entre muçulmanos e hindus também aumentava, sendo logo depois declarado o Paquistão como um país independente.

Um ano após conquistar a independência, Gandhi foi morto por um hindu, no dia 30 de janeiro de 1948, e suas cinzas foram jogadas no Rio Ganges, local considerado sagrado até hoje.

Quando afirma que “Somos a transformação que queremos no mundo”, ele brada à mudança de atitudes, ao modo de pensar e agir.

A AMS Kepler acredita que, através de nossas escolhas, podemos discernir qual o caminho que queremos dar a esse constante transformar. Se escolhermos fazer o bem, sobretudo aos outros, estaremos transformando nossos lares, amizades, nosso ambiente de trabalho, o mundo e a nós mesmos.

 Se eu pudesse deixar algum presente para você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora. Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável. Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação. E, quando tudo mais faltasse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída.”

Mahatma Gandhi

Comments

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Email Us

Your message was successfully sent. Thank You!