Encontrada versão desconhecida do ‘mapa mundi’ que batizou a América

América, Columbia ou Colômbia?

Bibliotecárias da Universidade Ludwig Maximilian de Munique descobriram um raro e valiosíssimo mapa produzido pelo Cartógrafo alemão Martin Waldseemüller, no início do século XVI, provavelmente em 1507.

Este mapa reproduz o globo em doze gomos (ou fusos) e é o primeiro a apresentar o novo mundo. Denominado “Cosmographiae introductio”, foi encontrado dobrado dentro de um livro de geometria. Com o tamanho aproximado de uma folha A3, ele é muito menor que outro mapa deste mesmo cartógrafo, descoberto em 1901, que também teria sido produzido em 1507 com aproximadamente 3m2. Apesar de pequeno, ele é considerado mais valioso que o anterior.

Dos diversos mapas-múndi desenhados por Waldseemüller, somente cinco foram recuperados na íntegra. Esse último traz em seu lado direito, ocupando parte de três gomos, a representação do novo mundo.

Acreditando que o navegador italiano Américo Vespúcio tivesse descoberto o novo continente, Waldseemüller o batizou de América, naquilo que considerava uma justa homenagem. Soubesse ele que os créditos por essa descoberto deveriam pertencer ao navegador genovês Cristóvão Colombo, nosso continente possivelmente teria sido batizado de Columbia (ou Colômbia em bom português).

Comments

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Email Us

Your message was successfully sent. Thank You!