
No clima da Rio +20, vamos discutir os objetivos do milênio para um mundo melhor.
Em 2000, a ONU (Organização das Nações Unidas), ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que devem ser atingidos por todos os países até 2015.
Apesar de terem sido estabelecidos em 2000, os objetivos refletem uma comparação entre o ano de 1990 e o ano de 2015, propondo avanços para um período de 25 anos.
Os 8 Objetivos do Milênio são:
1- Redução da Pobreza
2- Atingir o ensino básico universal
3- Igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres
4- Reduzir a mortalidade na infância
5 – Melhorar a saúde materna
6- Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
7- Garantir a sustentabilidade ambiental
8- Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento
O Brasil está no caminho certo para atingir estes objetivos, mas ainda há disparidades regionais, com uma lacuna separando as regiões sul e sudeste das regiões norte e sul.
O correto seria transferir os objetivos do milênio para todos os governos estaduais. Não constitui uma grande vitória a média nacional dos indicadores satisfazerem estes objetivos ao preço de um desvio padrão elevado quando considerados os estados da federação.
A distribuição de royalties, como o referente à exploração e distribuição de petróleo e derivados, deveria estar atrelada a compromissos e metas assumidos pelos municípios que fazem jus a esta renda. Do mesmo modo, os programas nacionais voltados para o desenvolvimento das regiões menos favorecidas também deveriam impor compromissos e metas. Estas transferências de renda não podem se perpetuar, pois isto tem um custo altíssimo, que é a perenidade das condições degradantes de milhões de brasileiros.
No site www.objetivosdomilenio.org.br, está dito que “juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país”.
A AMS Kepler acredita nisso, pois desde o início adotamos o dito de Mahatma Gandhi, de que “somos a transformação que queremos no mundo”.
Veja mais em: www.objetivosdomilenio.org.br e www.pnud.org.br/ODM.aspx.
O site www.voluntariosonline.org.br convida você a cooperar para que o mundo supere os Objetivos do Milênio.