Rio +20: R20 – a Call to Action

Hoje, dia 20 de março, retorno à Rio +20. O seminário, patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, é o “R20 Regions of Climate Action Subnational Government ShowCase: a Call to Action”. Inicialmente, um debate entre o Governador Sergio Cabral e o ex-Governador  da Califórnia, Presidente e Fundador do R20 – Regions of Climate Action, Arnold Schwarzenegger, moderado pelo Prêmio Nobel da Paz, Dr. R.K. Pachauri.

Nosso Governador preferiu se juntar à Comitiva da Presidenta Dilma e Schwarzenegger enviou um vídeo, não havendo o debate previsto.

Em seguida, foram apresentadas práticas de sustentabilidade, que governos subnacionais de diversas partes do mundo já comprovaram, e que podem ser replicadas para o benefício de uma economia mais verde. Entre os palestrantes, destaque para Michele Sabban, Presidente da R20 (Ile de France & Assembly of European Regions), Governador Tião Viana (Acre, Brazil), Governador Juan Sabines (Chiapas, Mexico), Governador Emanuel Uduaghan (Delta State, Nigeria).

Um último passeio pelo Parque dos Atletas me levou ao Pavilhão da COPPE, onde destaco as iniciativas do ônibus movido a hidrogênio, o veículo leve sobre trilhos e a usina de ondas do mar, no porto de Pecém, CE, primeira da América Latina.

Alguns pavilhões, como o do Japão, EUA, África, davam algum destaque ao Sensoriamento Remoto.

A Braskem apresenta uma usina de reciclagem de plástico que gera tábuas de “madeira de plástico”. Para exemplificar, móveis de jardim bem legais.

Por fim, não resisti e almocei um abará nas Baianas do Rio de Janeiro. De sobremesa, pudim de tapioca. 6a. feira, para encerrar, visita aos Armazéns 3 (FINEP) e 4 (MCT&I) do Porto.

Comments

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Email Us

Your message was successfully sent. Thank You!