Rio +20: Fundo Amazônia

Hoje, 15 de junho, participei do seminário “Fundo Amazônia: Construindo Sua História”, organizado pelo BNDES. Presentes representantes dos doadores, Mr. Jostein Leiro, Embaixador da Noruega, Mr. Jürgen Kern, do KFW da Alemanha, Dr. Guilherme Lacerda, Diretor da Área de Meio Ambiente do BNDES, Dr. Francisco Gaetani, do Ministério do Meio Ambiente, representantes dos Comitês Orientador e Técnico do Fundo Amazônia e o Cacique Raoni, líder dos Kayapós.

Último a falar, foi dele o discurso mais interessante: “Estou gostando de tudo que estou ouvindo aqui. Mas palavras só não bastam. Não adianta apenas defender a preservação das florestas, de ser contra o desmatamento. Tem que agir”.

Foi além em sua preocupação com o futuro da Amazônia: “Não estou preocupado apenas com os índios, estou preocupado com todos os brasileiros. Não estou preocupado com a nossa geração. Estou preocupado com os nossos filhos, netos e bisnetos. Espero que sobre um pouquinho de floresta para eles saberem o que era isso”.

E por fim atacou os políticos que são contra a demarcação de novas áreas indígenas e a favor da redução das atuais.

Em seguida, foram apresentados 9 projetos financiados pelo Fundo Amazônia. Este fundo é um grande programa que tem condições de promover ações em prol da conservação dessa importante região. Devemos parabenizar os doadores e todos os atores que estão realizando projetos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Amanhã retorno para participar do evento promovido pelo Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável: economia verde como indutor de conservação na Amazônia brasileira.

Comments

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Email Us

Your message was successfully sent. Thank You!