Sustentabilidade

Essa semana teve início a Rio +20. Para aqueles, como eu, que vivenciaram a Rio 92, a palavra de ordem era Biodiversidade. Na época, 80% das pessoas entrevistadas não souberam dizer o que era uma ONG. 20 anos mais tarde, a palavra que marca esse novo evento é Sustentabilidade.

Infelizmente a Rio +20 ocorre num momento de crise mundial, onde o unidade europeia está em cheque. Acredito que hoje as nações estejam mais preocupadas com sustentabilidade econômica e financeira do que ambiental. As grandes nações dão mostras de não estarem interessadas em assumir compromissos que prejudiquem suas já combalidas economias.

Temos que torcer para que haja algum progresso, pois a nossa responsabilidade não está restrita a esse momento. As decisões que deverão ter lugar na Rio +20 são também de médio e longo prazos e não podem ser influenciadas pela crise atual.

Na Rio 92, mais novo, pensava no legado que ficaria para meus filhos. Hoje, avô, penso em um horizonte mais amplo. As futuras gerações merecem um mundo melhor do ponto de vista ambiental. Ou seja, não basta apenas torcer. Temos que participar, cobrar, lutar para que tenhamos essa transformação que queremos no mundo.

Boa sorte a todos nós.

Comments

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Email Us

Your message was successfully sent. Thank You!