Realizados novos testes no satélite CBERS-3

Marcelo Fontenele, Arquiteto Sênior da AMS Kepler, esteve junto com outros especialistas na China

Especialistas brasileiros e chineses realizaram testes de compatibilidade com o segmento de aplicação do satélite CBERS-3 entre os dias 29 de fevereiro e 7 de março, na China.

Em parceria com a Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST), o INPE mantém o Programa CBERS que deu ao Brasil o domínio da tecnologia para o fornecimento de dados de sensoriamento remoto que divide igualmente com a China o desenvolvimento dos CBERS-3 e 4.

De modo a garantir o perfeito funcionamento do quarto satélite a ser lançado pelo programa, foi verificada a comunicação entre os equipamentos dos subsistemas transmissores de dados do satélite e o software do sistema de ingestão e gravação desenvolvido sob contrato pela AMS Kepler. Nesta etapa foram validadas as alterações implantadas no sistema para atender às alterações nos formatos dos dados. Foram ainda criadas ferramentas de apoio para permitir a investigação de anomalias nos dados e a identificação de suas causas.

Em março de 2011, Marcelo Fontenele também esteve presente em Cuiabá onde participou dos testes de compatibilidade entre o satélite e as estações terrenas para garantir a recepção das imagens e a correta decodificação e recuperação dos dados auxiliares transmitidos junto a elas, tais como os dados de telemetria das câmeras e os dados de órbita e atitude.

De acordo com o Plano de Desenvolvimento e Testes do Programa CBERS, no próximo mês serão realizados na China os testes no modelo de vôo onde participarão também especialistas da AMS Kepler.

Comments

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Email Us

Your message was successfully sent. Thank You!