Imagem de alta definição da Terra

A NASA divulgou recentemente uma foto fantástica, em alta definição da Terra, voltada para o território norte-americano que sobrepõe a famosa imagem Blue Marble tirada em 7 de dezembro de 1972 pela tripulação da nave espacial Apollo 17 a uma distância de aproximadamente 55 mil Km.

A nova versão da imagem Blue Marble é um mosaico de várias outras imagens e usa um grande número de registros da superfície da Terra feitos no dia 4 de janeiro de 2012.

A foto, que impressiona pela riqueza de detalhes, foi feita pelo instrumento VIIRS (The Visible/Infrared Imager Radiometer Suite), o maior e mais importante dos cinco instrumentos a bordo do satélite Suomi NPP, recentemente lançado pela agência espacial americana, considerado o primeiro de uma nova geração, dedicado ao estudo e observação da Terra.

O satélite NPP (National Polar-orbiting Partnership) recebeu seu novo nome, Suomi NPP, no dia 24 de janeiro de 2012 em homenagem ao falecido Verner E. Suomi, considerado o pai da meteorologia por satélite que efetuou, ao longo de sua carreira, numerosas contribuições também no campo da engenharia e ciência espacial.

A última vez que a NASA havia lançado uma foto Blue Marble da Terra foi em 2010. A nova imagem 2012 é considerada “a mais incrível imagem em alta definição da Terra”.

Uma amostra subamostrada de 8000×8000 pixels pode ser baixada aqui:

http://www.flickr.com/photos/gsfc/6760135001/in/photostream

Comments

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Email Us

Your message was successfully sent. Thank You!