Dr. Raupp, novo Ministro da CT&I

Já temos um novo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT&I), o Dr. Marco Antonio Raupp.

Dr. Raupp, gaúcho, físico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PhD em Matemática pela Universidade de Chicago, livre-docente pela Universidade de São Paulo, tem vasta experiência nos três pilares do Ministério. É um técnico no topo do MCT&I.

Nos último 25 anos, Dr. Raupp foi Diretor Geral do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), onde tive a oportunidade e o prazer de conhecê-lo, Diretor Geral do IPRJ/UERJ (Instituto Politécnico do Rio de Janeiro), Diretor do LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica), Diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos e Presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira). Atualmente é Presidente licenciado da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), onde já prestou inúmeras contribuições em diferentes momentos e posições. Por diversas vezes, Dr. Raupp foi presidente da SBMAC (Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional).

Atualmente, Dr. Raupp é ainda membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA), membro titular do Conselho Superior da FAPERJ e membro suplente do Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia (CCT).

Sua experiência acadêmica inclui a Universidade de Brasília (Professor adjunto), Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (analista de sistemas), LNCC e INPE (Pesquisador titular) e USP (Professor associado).

Em reconhecimento aos serviços prestados ao longo de sua prestigiosa carreira, Dr. Raupp foi agraciado com o título de Comendador pela Ordem do Rio Branco (Ministério das Relações Exteriores) e pela Ordem Nacional do Mérito Cientifico (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).

Dr. Raupp tem portanto grande experiência acadêmica, administrativa e gerencial. Tem também a visão de que CT&I se faz com a participação tanto do setor público quanto do privado.

Em sua passagem pelo INPE, idealizou e realizou o programa de cooperação com a China, onde é muito respeitado, e que resultou nos satélites CBERS.

Dr. Raupp tem inúmeras contribuições ao Programa Espacial Brasileiro ao longo de sua brilhante carreira.

Aproveitamos para parabenizar o novo Ministro pelo sucesso merecido, coroando uma carreira dedicada aos três pilares do Ministério.

Dr. Raupp, sucesso no MCT&I, força para enfrentar os desafios que virão e boa sorte que nunca é demais.

Comments

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Email Us

Your message was successfully sent. Thank You!