#5 – XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

Por Antonio Machado e Silva

No começo do mês de maio tivemos o XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. Como é de praxe, a AMS Kepler se fez presente como uma das patrocinadoras do evento.

Reconhecendo novos talentos e incentivando a renovação no campo de conhecimento, premiamos, na sessão de abertura do Simpósio, os cinco melhores trabalhos na categoria Iniciação Científica, cada um com um cheque de mil reais e uma placa alusiva ao prêmio.
No primeiro dia do simpósio, participamos do Workshop sobre “Sensoriamento Remoto Comercial e Operacional: Status e Desafios” com a palestra “Market Trends of Satellite Imageries”, que focou o mercado de imagens de satélite do ponto de vista da relação entre operadores, distribuidores locais e consumidores (usuários) de imagem.

Na 4ª. feira (4 de maio) fizemos uma concorrida sessão na sala de showcase sobre a utopia do sensor ideal. E no último dia, finalizamos com uma sessão sobre a continuidade do programa Landsat.

O tradicional sorteio de livros técnicos foi um dos pontos altos do evento. Nos intervalos para o café, a equipe da empresa realizou diversos sorteios. O agito foi tanto ao redor do nosso estande que alguns autores, presentes no evento, doaram livros para também serem sorteados. Ao todo foram seis sorteios e mais de 60 livros distribuídos.

Ficamos muito felizes em participar do XV SBSR. Apesar de não ter participado do primeiro, como alguns colegas “confessaram” em público, estou presente desde 1984, quando o Rio de Janeiro sediou o simpósio. O local escolhido foi o falecido Hotel Nacional, em São Conrado, que sediava simultaneamente o Festival de Cinema.Um charme a mais para quem prestigiou o evento.

Esse ano, tanto a cidade, como a equipe organizadora, quanto o centro de convenções merecem os parabéns. Depois de quase duas décadas, o SBSR voltou à Curitiba, bem maior, mais encorpado e encontrou instalações e organização de primeiro mundo. As salas dos cursos, das sessões técnicas e especiais, bem como as áreas da exposição e de apresentação dos pôsteres funcionaram perfeitamente. Muito boa a ideia da sala de showcase para as empresas se apresentarem aos participantes. Aproveitamos muito bem o espaço.

Destaco a renovação da nossa comunidade, com centenas de estudantes de graduação e pós e jovens recém ingressos no mercado de trabalho. Todos ávidos por aprender, adquirir experiência e trazer um sopro de novidade para a velha guarda.

Em 2013 eu e minha equipe estaremos presentes novamente no evento inovando mais uma vez com nossas ações, com grandes novidades, mais sorteios e muita animação. Um abraço a todos e até lá.

Aliás, onde será o próximo simpósio?

Comments

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Email Us

Your message was successfully sent. Thank You!